Uma democracia tutelada

há vários vídeos por aí com falas de manifestantes que pedem, em geral nos sábados à tarde, a volta do regime imagemmilitar.
gente pior não tem.
na eleição presidencial de 1989, a primeira pós ditadura, o país estava recém começando a estabelecer seu sistema democrático.
a sombra que os militares projetavam sobre a política era imensa.
em relação às candidaturas de esquerda – Lula, Brizola e Freire, em especial -, só críticas.
e ameaças veladas.
a charge ao lado é de Millor Fernandes. mostra o ministro do exército, general leônidas pires gonçalves, observando o país pelas frestas de sua janela.
um milico de prontidão.
hoje, as forças armadas parecem estar em seu lugar, nos quartéis, longe da política. foi uma dura batalha colocá-los ali.

e a seguir mais um trecho do livro “1989 – A Maior Eleição da História”

“O fantasma da intervenção militar estava vivo. Não parecia prudente cutucar a caserna. As seguidas manifestações de membros da cúpula das Forças Armadas ao longo da campanha presidencial provam isso.
Um exemplo é a fala do ministro do exército, Leonidas Pires Gonçalves ao principal jornal norte-americano, The New York Times (NYT). No dia 17 de novembro, o NYT ainda não cravava Lula no segundo turno.
Apontava a possibilidade de Brizola obter a vaga. Seriam ‘dois esquerdistas’ na luta pelo segundo lugar. Pois o ministro do exército não resumiu suas análises políticas ao Brasil. Disse ao correspondente novaiorquino que ‘Nós (brasileiros) não podemos ir contra o curso da história’. Lembrando a fuga em massa da Alemanha Oriental após a queda do Muro de Berlim, completou afirmando que ‘o que é chamado de esquerda é antigo e não é bom para o Brasil’. Pausa para reflexão.”

Anúncios

Sobre Rodrigo de Aguiar Gomes

Historiador
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s